Segurança da informação em um mundo de transformações

Por: Bruna Ramos

  Os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) tem sido cada vez mais consumidos por empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Esse é um movimento que acontece há décadas. Foi estimulado pelo aumento da necessidade de conectividade exigida no ambiente empresarial, cresceu com muita intensidade com o advento da transformação digital e sofreu um importante reforço com as transformações da pandemia causada pelo covid-19, impulsionando uma maior segurança da informação.

Implementação de técnicas da segurança da informaçao

Sabemos que o mundo segue em uma crescente evolução tecnológica e transformação do comportamento em sociedade, onde todas as coisas sofrem modificações constantemente. O recente aumento da utilização dos recursos de TI aconteceu para amparar mudanças como a forte migração das atividades profissionais para o home office ou anywhere office (explicaremos melhor mais adiante), o aumento da conectividade entre empresas e seus consumidores, exigências legais e de privacidade de dados, bem como as exigências de aumento de produtividade e competitividade das organizações.  

A maior utilização desses recursos também provocou um aumento nos incidentes de segurança da informação que já eram conhecidos por especialistas do setor.  Vazamentos de dados constantes levaram também à necessidade de políticas de privacidade mais fortes. Novas regras, novas formas e novas leis exigiram ainda mais atenção e cuidado com o uso de dados e dispositivos tecnológicos. 

Com isso e outros casos semelhantes, a tecnologia e suas ramificações sofreram transformações ainda maiores e mais rápidas. Logo, a sociedade também passou por um processo de adaptação que pode ter sido difícil para alguns, principalmente para a economia. 

Todas e diversas outras novas demandas fazem com que o assunto segurança da informação seja cada vez mais estratégico para as empresas. Nesse artigo iremos demonstrar alguns fatores importantes para que você e sua empresa priorize as ações de segurança da informação.

Mas, o que é segurança da informação nos dias de hoje?

A segurança da informação é composta por conjuntos de métodos e técnicas usadas para proteger os dados, sistemas e arquivos sigilosos contra vazamentos, invasões e ataques cibernéticos. Ela é a peça essencial para as organizações manterem a confidencialidade e integridade de todos os dados da empresa, deixando-os disponíveis apenas para pessoas colaboradores específicos e autorizados. 

Brechas na segurança, mesmo que sejam pequenas, podem abrir portas para que hackers tenham acesso aos sistemas e dados das empresas e os utilizem de forma indevida, podendo bloquear sistemas, sequestrar dados e cobrar altas quantias para devolver o que foi roubado ou corrompido. Para inibir situações como essas, métodos são utilizados para manter dados seguros e disponíveis. 

Dentre as necessidades corporativas que acentuaram a utilização da tecnologia da informação, estão:   

Migração para nuvem

Sabemos que no hoje, tudo é pra ontem! E é por isso, que dizemos “o dentro da empresa mudou”, pois dados organizacionais úteis devem estar em todos os lugares (sempre de forma segura). 

A migração para uma nuvem é um recurso utilizado para que as empresas possuam informações, sistemas ou arquivos armazenados em um ambiente seguro e de fácil acesso para colaboradores autorizados. 

Trabalho em Home Office 

Outra forma de intenso uso da tecnologia da informação são os modelos de trabalho como Home office ou Anywhere office.


Home office ≠ Anywhere office

Home office é um modelo de trabalho que precisa de uma estrutura necessária como equipamentos e instrumentos específicos para que as atividades possam ser realizadas. 

Já o Anywhere office é uma modalidade que permite ao colaborador a possibilidade de realizar suas atividades em qualquer local, sem a necessidade de um escritório estruturado. Nesse modelo, seu escritório pode ser em qualquer lugar, até na praia. 


 

Essas formas de trabalho vem se tornando mais usuais com o passar dos tempos e é um grande exemplo de distribuição dos dados que estão sob a responsabilidade das empresas, o que se faz ainda mais necessário, uma segurança da informação com métodos eficazes e confiáveis. 

Outro exemplo de distribuição dos dados que estão em posse das empresas e da distribuição do uso de recursos de TI é o Home office ou Anywhere office. Isso impulsiona ainda mais a globalização dos mercados e profissionais, fazendo com que as empresas contratem profissionais de qualquer lugar do estado, país e até do mundo.  

Equipe utilizando métodos de segurança da informação

Uma nova internet está cada vez mais próxima

IoT, a Internet das coisas ou Internet of Things, é mais um fator de preocupação para a segurança da informação que segue em constante transformação. Esse tipo de tecnologia possibilita que dispositivos físicos se comuniquem e interajam entre si. Essa comunicação pode ocorrer de forma automática ou não e, ainda, oferecer benefícios para as empresas em várias atividades, como a possibilidade de novas receitas e aumento da produtividade e eficácia operacional. 

Nas empresas, a IoT é uma grande inovação que gera produtividade e transformará todos os processos, já que todos os dispositivos estarão conectados uns aos outros.  Em casa, a IoT transforma a comunicação interpessoal por proporcionar a conexão em torno das pessoas.

O desafio da segurança da informação é proteger toda essa rede conectada a fim de eliminar brechas que podem gerar infecções por malwares e ataques ransomware. É necessário a criação de protocolos, nesses dispositivos conectados, para promover a correção de vulnerabilidades e protegê-los com eficiência através de soluções de segurança adequadas e propícias. 

Outros fatores para as mudanças da segurança da informação

Como já citamos, um aspecto que impulsiona transformações na segurança da informação são os ataques que grandes ou pequenas empresas vêm sofrendo a cada dia. Os criminosos podem interromper sistemas, sequestrar e roubar informações sigilosas e importantes para as empresas. 

Em junho, o site do grupo Fleury, uma empresa de saúde brasileira, ficou com o sistema indisponível e apresentou erros após uma invasão externa. A ocasião causou instabilidade e limitação aos usuários, já que eles não puderam acessar resultados de exames

A empresa do ramo alimentício JBS também foi alvo de um ataque hacker, o que levou à interrupção operacional nas fábricas e escritórios corporativos e internacionais. Recentemente, o site GoDaddy também sofreu um ataque hacker e teve a exposição de cerca de 1,2 milhões de endereços de e-mails de usuários ativos e inativos. 

Sem um monitoramento eficaz, sistemas ficam mais propensos a sofrerem ataques devido ao aparecimento de brechas na segurança desses dispositivos. Dentre as consequências, as empresas podem perder dados importantes, sofrer golpes e fraudes irreversíveis ou de difícil resolução, perder a credibilidade com clientes,  espaço no mercado e ainda ter grandes prejuízos financeiros. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) assegura que todo indivíduo tenha ciência do tratamento de dados fornecidos às empresas, bem como o direito à privacidade desses mesmos dados. Empresas que não cumprirem as normas estabelecidas pela LGPD estão sujeitas a multas e à exposição pública dos erros cometidos com os dados fornecidos pelos titulares. A empresa também deve informar e explicar o que aconteceu; antes era possível manter sigilo, mas hoje é necessário a divulgação do ataque para toda a sociedade.

Aumentando o entendimento sobre a segurança da informação

É muito importante que as corporações entendam que, para evitar prejuízos causados por criminosos cibernéticos, é preciso se atentar e estar por dentro das transformações da segurança da informação. 

As empresas precisam realizar análises de vulnerabilidade com empresas de segurança especializadas, utilizar antivírus eficazes e confiáveis, investir em cloud computing, oferecer treinamentos sobre segurança aos colaboradores para que eles também possam auxiliar na prevenção de ataques. 

Se precisar de ajuda, conte com a Wiser! Fale com o nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudar você e a sua empresa a evitar ataques de criminosos cibernéticos. 

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentário enviado com sucesso!
WhatsApp Wiser Telegram Wiser