Pessoas na cibersegurança: Um fator chave para a implantação

Por: Jony do Vale

Muito tem-se falado sobre a importância da cibersegurança, prática que visa proteger sistemas, computadores e servidores contra criminosos cibernéticos e impedir vazamentos, sequestros e danos ao hardware, software ou às próprias redes e servidores. 

equipe implementando tecnicas cibersegurança

Apesar de muito se falar sobre a tecnologia envolvida nas ações de implantação, o fator chave para a implantação de uma cibersegurança consistente são as pessoas que fazem a implantação e a utilização desses recursos de tecnologia da informação. Tanto as pessoas que implantam (técnicos e especialistas) quanto as pessoas que utilizam os recursos (diferentes usuários de TI) não podem ser o elo fraco dessa corrente, já que precisam ser os precursores ou os guardiões dos ideais que a cibersegurança perpassa. 

Isso porque são essas pessoas que vão utilizar esses métodos protetivos. Logo, eles são a peça chave para identificar, mais facilmente, as ameaças, riscos existentes e ainda estar por dentro de novos ataques que possam vir a surgir. 

É delas a responsabilidade da implantação e manutenção de um ambiente de segurança inteligente e assertivo. Para isso, as estratégias de segurança criadas devem ser eficazes a ponto de proteger as demandas corporativas e devem, ainda, ser executadas da maneira correta a fim de se ter os resultados desejados pela gestão, que no caso, se refere a inibição de ataques cibernéticos. 

Mas, o que é cibersegurança nos dias de hoje?

Atualmente, a cibersegurança precisa estar inserida dentro da interação de colaboradores e empresas que se conectam e se relacionam com o mundo digital externo, proporcionando uma maior globalização e networking com segurança.  

Com a pandemia causada pelo covid-19, as estratégias de cibersegurança tiveram que estar ainda mais alinhadas devido a necessidade do distanciamento social que impulsionou a escolha de atividades remotas, como videoconferências e o home office.  

A internet se tornou uma ferramenta indispensável e cada dia mais presente na rotina das organizações. Isso faz com que tenha a necessidade de se prestar uma um relacionamento mais seguro, com técnicas de cibersegurança mais efetivas, complexas e totalmente necessárias para a rotina de cada empresa. 

As novas pessoas para uma nova tecnologia da informação

As tecnologias prometem (e fazem) coisas incríveis que podem facilitar a minha e a sua vida - do trabalho ao lazer. No entanto, elas não podem fazer tudo sozinhas, demandando da força humana para realizar as funções idealizadas. A implantação e o uso de uma tecnologia de cibersegurança inteligente depende de profissionais especializados capazes de criar estratégias eficazes de acordo com as necessidades das empresas. 

Dessa forma, essas mesmas pessoas sempre serão o fator fundamental para a implantação e disseminação da importância da cibersegurança nas organizações de todo o mundo. Elas são encarregadas de apresentar e ensinar questões referentes ao mundo da cibersegurança, tendo em vista que precisam, constantemente, estar:

Conscientizadas

Esses profissionais devem estar conscientizados sobre a necessidade de criarem um alerta referente ao mundo digital, na qual estão inseridos, já que eles precisam estar atualizados dos novos tipos de ataques, novas formas para combatê-los e, principalmente, evitá-los. Assim, ficará evidente o comportamento de cada profissional em relação ao intenso e inconstante mundo digital. 

Treinadas

Os profissionais devem ser treinados adequadamente para se comportar da maneira pretendida e atuar de forma produtiva ao verificar brechas na segurança, reconhecer riscos e criar estratégias para evitar problemas, visando a redução de danos. 

Engajadas

Profissionais engajados e motivados promovem ainda mais resultados excelentes. O engajamento vem em conjunto da conscientização e do treinamento. Com esses dois, o profissional de cibersegurança estará mais apto, e motivado, para encarar desafios, solucionar problemas e sugerir novas estratégias. 

 

cibersegurança implementar ou manter?

 Cibersegurança: Implantação ou manutenção?

Se você acha que existe a necessidade de apenas um desses, está enganado. Tanto a implantação como a manutenção de técnicas de cibersegurança precisam sempre estar juntas. Isso se faz necessário pelo fato de a tecnologia estar em constante transformação, inovando em suas atuações e, nesse caso, protegendo dados, sistemas e dispositivos. 

Para isso, é preciso que haja a implantação sempre que for necessário, ou seja, sempre que novas técnicas inteligentes estiverem surgindo. Alinhado a isso, é necessário que se tenha uma manutenção vigente. Mas, por quê? Porque, como tudo na vida, a cibersegurança e todas as suas estratégias também precisam de manutenções para que continuem atuando da maneira desejada. 

Essas questões são contínuas - não param nunca. Uma coisa se relaciona com a outra. Se houver uma nova implantação, será necessário uma nova manutenção, e assim se seguirá. Logo, entende-se que as pessoas envolvidas são os fatores fundamentais ao longo desse processo, já que são as responsáveis por ele. 

É de suma importância que as organizações tenham atenção a esses profissionais, treinando-os, conscientizando-os e engajando-os, pois são eles que precisam estar, e estão, à frente dos riscos e ameaças cibernéticas.  

Colocando as pessoas à frente da Cibersegurança 

Manter as pessoas da organização alertas diante das necessidades das empresas, visando proporcionar uma cibersegurança eficiente e produtiva, reduz todos os riscos possíveis. Como já falamos acima, uma medida protetiva estratégica é capaz de impedir vazamentos ou sequestros de dados, interrupção de sistemas, danos às redes, servidores e quaisquer dispositivos presentes nas organizações.

Investir em técnicas de cibersegurança eficazes livram as empresas de crises difíceis de gerenciar e de solucionar. Seja mais esperto que os hackers e atue antes deles chegarem. Fale agora com os nossos especialistas e entenda como podemos nós podemos te ajudar na implantação e manutenção de técnicas seguras e inteligentes. 

Categoria: Security,

Tags relacionadas: segurança, soluções,

WhatsApp Wiser Telegram Wiser