Exibindo post do mês de: JANEIRO-2022

Segurança da Informação e métodos contra ameaças

Para ter sabedoria, experiência e eficiência é necessário conhecer a fundo os métodos protetivos que os dispositivos e sistemas da sua empresa precisam obter. Em artigos passados, falamos muito sobre a Cibersegurança e a Segurança da Informação (para acessar os artigos, clique nos títulos). Unir essas duas práticas são ações importantíssimas para as organizações.

Segurança da Informação contra ameaças cibernéticas
A experiência obtida por meio de treinamentos, projetos idealizados e da rotina de clientes, ao acompanhar toda a conjuntura da segurança da informação, possibilita que profissionais especializados, como os da Wiser, possam falar sobre a importância desses dois conceitos e sobre como eles caminham juntos durante a implantação e uso de técnicas que visam a aumentar e disponibilizar mais segurança a sistemas, dados e dispositivos. 
Para isso, faz-se necessário que haja uma compreensão e acompanhamento dessas tecnologias e das pessoas que trabalham com elas, pois dessa forma, os constantes novos métodos que aparecerem serão incluídos nas estratégias de segurança das empresas. 

Um time contra as ameaças cibernéticas
A Wiser Tecnologia atua fortemente na área da segurança de parques computacionais com metodologias inovadoras e perspicazes para acabar com os criminosos cibernéticos. Realiza serviços de ponta, como consultorias de segurança e análises de vulnerabilidades, firewall, centro de operações de segurança e workshops sobre LGPD.
Somos parceiros de grandes representantes tecnológicos, como a Ostec, Bitdefender, Safetica, dentre muitos outros que possuem referência e boa reputação no mercado. 
Possuímos vasta experiência atuando com grandes empresas que, confiando na Wiser, levaram nossos serviços para auxiliar na segurança da informação de seus sistemas e dispositivos, como a Qair e a Ponto Rural
A partir disso, nosso time criou um know-how ainda mais amplo que facilita na identificação de riscos e em sua resolução, solucionando brechas na segurança que podem existir nos dispositivos e, ainda, problemas relacionados às ações de ataques. Para isso, é realizado um monitoramento completo em todas as partes do ambiente digital das empresas por meio de uma análise de comportamento de informações, históricos, sistemas, usuários e em toda infraestrutura computacional. 
A Wiser conta com uma equipe composta por profissionais especializados em cibersegurança e todas as técnicas de segurança da informação que estão preparados para amparar as demandas das empresas em todas as situações adversas que buscam combater as ameaças cibernéticas. 

Um mundo de tecnologias a serem corretamente utilizadas
Quando falamos de tecnologia, precisamos compreender tudo que está em volta dela. São mecanismos que devem estar interconectados e alinhados uns aos outros para que, assim, funcione da maneira programada. 
Ferramentas atualizadas são um dos pontos introdutórios para dar início e pôr em prática toda a metodologia relacionada à segurança da informação e as suas tecnologias e soluções. 

  • Análise de vulnerabilidade
As empresas terão a melhor compreensão dos ativos, medidas de segurança e de suas vulnerabilidades, reduzindo a probabilidade de um atacante encontrar e explorar falhas no seu ambiente tecnológico.
  • Análise de comportamento
Nesse processo, é possível detectar ameaças internas, ataques direcionados e fraudes financeiras. Através da inteligência artificial e machine learning, torna-se possível analisar cada atividade dos colaboradores, que podem ser normais ou suspeitas ao ponto de se tornarem ameaças para a empresa. 
  • Análise de tráfego
É o processo de examinar e captar mensagens, até mesmo mensagens criptografadas, para realizar inferências acerca de informações de tipos de comunicação.  
Homem traça técnicas de Segurança da Informação
  • Análise de Logs
Através desse mecanismo, é possível detectar ações inadequadas em sistemas de segurança, monitorando as redes, hardwares ou softwares conforme os requisitos legais e de acordo com as necessidades da organização.
  • Oferta de SOC
Com o Security Operations Center (SOC) ou Centro de Operações de Segurança, as empresas terão boas práticas para monitorar e garantir a segurança de dados através de serviços voltados à segurança da informação a partir da prevenção, detecção, resposta a incidentes e avaliações de vulnerabilidades.
  •  Soluções para construção da defesa
Realização de um estudo de histórico e de atividades da empresa a fim de criar uma solução personalizada e adequada às necessidades da empresa e, assim, proteger dispositivos e redes, proporcionando uma segurança da informação eficaz. 
  • Soluções para monitoramento
Disponibilização de sistemas inteligentes com o objetivo de automatizar e facilitar a identificação de falhas que podem gerar riscos, e de brechas na segurança que podem atrair ataques cibernéticos.
  •  Firewall
Com o Next-Generation Firewall (NGFW) é possível controlar o tráfego, analisar a camada de aplicações e estudar o estado de cada sessão criando uma barreira protetora eficiente contra possíveis invasores.
  • Antivírus
Promovem mais segurança aos dispositivos analisando downloads, verificando sites, criando alertas de perigo e realizando varreduras a fim de detectar e eliminar vírus que podem danificar os dispositivos.
  • AntiSpam
Softwares ou serviços que realizam o bloqueio de spams que podem conter malware, phishing ou arquivos maliciosos. Impede que eles sejam enviados aos sistemas, como caixas de e-mail. 
Para administrar e ofertar os serviços apresentados acima, é totalmente necessário que as empresas possam contar com profissionais especializados e atualizados nos segmentos, para que seja possível realizar implantações e manutenções em tudo, visando a melhoria contínua da segurança da informação da organização em questão. 

Fale com nossos especialistas 

É de suma importância que os gestores tenham a consciência de que é mais que necessário a implantação de uma política de segurança eficiente para preservar a reputação, sistemas, arquivos e dados organizacionais. 

A Wiser tem a tecnologia, experiência e o conhecimento para amparar a sua empresa conforme as necessidades dela. Converse agora com a gente e saiba como nós podemos te ajudar nessa jogada. 
Por: Jony do Vale VER MAIS
Pessoas na cibersegurança: Um fator chave para a implantação

Muito tem-se falado sobre a importância da cibersegurança, prática que visa proteger sistemas, computadores e servidores contra criminosos cibernéticos e impedir vazamentos, sequestros e danos ao hardware, software ou às próprias redes e servidores. 

equipe implementando tecnicas cibersegurança
Apesar de muito se falar sobre a tecnologia envolvida nas ações de implantação, o fator chave para a implantação de uma cibersegurança consistente são as pessoas que fazem a implantação e a utilização desses recursos de tecnologia da informação. Tanto as pessoas que implantam (técnicos e especialistas) quanto as pessoas que utilizam os recursos (diferentes usuários de TI) não podem ser o elo fraco dessa corrente, já que precisam ser os precursores ou os guardiões dos ideais que a cibersegurança perpassa. 
Isso porque são essas pessoas que vão utilizar esses métodos protetivos. Logo, eles são a peça chave para identificar, mais facilmente, as ameaças, riscos existentes e ainda estar por dentro de novos ataques que possam vir a surgir. 
É delas a responsabilidade da implantação e manutenção de um ambiente de segurança inteligente e assertivo. Para isso, as estratégias de segurança criadas devem ser eficazes a ponto de proteger as demandas corporativas e devem, ainda, ser executadas da maneira correta a fim de se ter os resultados desejados pela gestão, que no caso, se refere a inibição de ataques cibernéticos. 

Mas, o que é cibersegurança nos dias de hoje?
Atualmente, a cibersegurança precisa estar inserida dentro da interação de colaboradores e empresas que se conectam e se relacionam com o mundo digital externo, proporcionando uma maior globalização e networking com segurança.  
Com a pandemia causada pelo covid-19, as estratégias de cibersegurança tiveram que estar ainda mais alinhadas devido a necessidade do distanciamento social que impulsionou a escolha de atividades remotas, como videoconferências e o home office.  
A internet se tornou uma ferramenta indispensável e cada dia mais presente na rotina das organizações. Isso faz com que tenha a necessidade de se prestar uma um relacionamento mais seguro, com técnicas de cibersegurança mais efetivas, complexas e totalmente necessárias para a rotina de cada empresa. 

As novas pessoas para uma nova tecnologia da informação
As tecnologias prometem (e fazem) coisas incríveis que podem facilitar a minha e a sua vida - do trabalho ao lazer. No entanto, elas não podem fazer tudo sozinhas, demandando da força humana para realizar as funções idealizadas. A implantação e o uso de uma tecnologia de cibersegurança inteligente depende de profissionais especializados capazes de criar estratégias eficazes de acordo com as necessidades das empresas. 
Dessa forma, essas mesmas pessoas sempre serão o fator fundamental para a implantação e disseminação da importância da cibersegurança nas organizações de todo o mundo. Elas são encarregadas de apresentar e ensinar questões referentes ao mundo da cibersegurança, tendo em vista que precisam, constantemente, estar:
Conscientizadas
Esses profissionais devem estar conscientizados sobre a necessidade de criarem um alerta referente ao mundo digital, na qual estão inseridos, já que eles precisam estar atualizados dos novos tipos de ataques, novas formas para combatê-los e, principalmente, evitá-los. Assim, ficará evidente o comportamento de cada profissional em relação ao intenso e inconstante mundo digital. 
Treinadas
Os profissionais devem ser treinados adequadamente para se comportar da maneira pretendida e atuar de forma produtiva ao verificar brechas na segurança, reconhecer riscos e criar estratégias para evitar problemas, visando a redução de danos. 
Engajadas
Profissionais engajados e motivados promovem ainda mais resultados excelentes. O engajamento vem em conjunto da conscientização e do treinamento. Com esses dois, o profissional de cibersegurança estará mais apto, e motivado, para encarar desafios, solucionar problemas e sugerir novas estratégias. 
 
cibersegurança implementar ou manter?

 Cibersegurança: Implantação ou manutenção?
Se você acha que existe a necessidade de apenas um desses, está enganado. Tanto a implantação como a manutenção de técnicas de cibersegurança precisam sempre estar juntas. Isso se faz necessário pelo fato de a tecnologia estar em constante transformação, inovando em suas atuações e, nesse caso, protegendo dados, sistemas e dispositivos. 
Para isso, é preciso que haja a implantação sempre que for necessário, ou seja, sempre que novas técnicas inteligentes estiverem surgindo. Alinhado a isso, é necessário que se tenha uma manutenção vigente. Mas, por quê? Porque, como tudo na vida, a cibersegurança e todas as suas estratégias também precisam de manutenções para que continuem atuando da maneira desejada. 
Essas questões são contínuas - não param nunca. Uma coisa se relaciona com a outra. Se houver uma nova implantação, será necessário uma nova manutenção, e assim se seguirá. Logo, entende-se que as pessoas envolvidas são os fatores fundamentais ao longo desse processo, já que são as responsáveis por ele. 
É de suma importância que as organizações tenham atenção a esses profissionais, treinando-os, conscientizando-os e engajando-os, pois são eles que precisam estar, e estão, à frente dos riscos e ameaças cibernéticas.  

Colocando as pessoas à frente da Cibersegurança 

Manter as pessoas da organização alertas diante das necessidades das empresas, visando proporcionar uma cibersegurança eficiente e produtiva, reduz todos os riscos possíveis. Como já falamos acima, uma medida protetiva estratégica é capaz de impedir vazamentos ou sequestros de dados, interrupção de sistemas, danos às redes, servidores e quaisquer dispositivos presentes nas organizações.

Investir em técnicas de cibersegurança eficazes livram as empresas de crises difíceis de gerenciar e de solucionar. Seja mais esperto que os hackers e atue antes deles chegarem. Fale agora com os nossos especialistas e entenda como podemos nós podemos te ajudar na implantação e manutenção de técnicas seguras e inteligentes. 
Por: Jony do Vale VER MAIS
Segurança da informação em um mundo de transformações

  Os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) tem sido cada vez mais consumidos por empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Esse é um movimento que acontece há décadas. Foi estimulado pelo aumento da necessidade de conectividade exigida no ambiente empresarial, cresceu com muita intensidade com o advento da transformação digital e sofreu um importante reforço com as transformações da pandemia causada pelo covid-19, impulsionando uma maior segurança da informação.

Implementação de técnicas da segurança da informaçao
Sabemos que o mundo segue em uma crescente evolução tecnológica e transformação do comportamento em sociedade, onde todas as coisas sofrem modificações constantemente. O recente aumento da utilização dos recursos de TI aconteceu para amparar mudanças como a forte migração das atividades profissionais para o home office ou anywhere office (explicaremos melhor mais adiante), o aumento da conectividade entre empresas e seus consumidores, exigências legais e de privacidade de dados, bem como as exigências de aumento de produtividade e competitividade das organizações.  
A maior utilização desses recursos também provocou um aumento nos incidentes de segurança da informação que já eram conhecidos por especialistas do setor.  Vazamentos de dados constantes levaram também à necessidade de políticas de privacidade mais fortes. Novas regras, novas formas e novas leis exigiram ainda mais atenção e cuidado com o uso de dados e dispositivos tecnológicos. 
Com isso e outros casos semelhantes, a tecnologia e suas ramificações sofreram transformações ainda maiores e mais rápidas. Logo, a sociedade também passou por um processo de adaptação que pode ter sido difícil para alguns, principalmente para a economia. 
Todas e diversas outras novas demandas fazem com que o assunto segurança da informação seja cada vez mais estratégico para as empresas. Nesse artigo iremos demonstrar alguns fatores importantes para que você e sua empresa priorize as ações de segurança da informação.

Mas, o que é segurança da informação nos dias de hoje?
A segurança da informação é composta por conjuntos de métodos e técnicas usadas para proteger os dados, sistemas e arquivos sigilosos contra vazamentos, invasões e ataques cibernéticos. Ela é a peça essencial para as organizações manterem a confidencialidade e integridade de todos os dados da empresa, deixando-os disponíveis apenas para pessoas colaboradores específicos e autorizados. 
Brechas na segurança, mesmo que sejam pequenas, podem abrir portas para que hackers tenham acesso aos sistemas e dados das empresas e os utilizem de forma indevida, podendo bloquear sistemas, sequestrar dados e cobrar altas quantias para devolver o que foi roubado ou corrompido. Para inibir situações como essas, métodos são utilizados para manter dados seguros e disponíveis. 
Dentre as necessidades corporativas que acentuaram a utilização da tecnologia da informação, estão:   
Migração para nuvem
Sabemos que no hoje, tudo é pra ontem! E é por isso, que dizemos “o dentro da empresa mudou”, pois dados organizacionais úteis devem estar em todos os lugares (sempre de forma segura). 
A migração para uma nuvem é um recurso utilizado para que as empresas possuam informações, sistemas ou arquivos armazenados em um ambiente seguro e de fácil acesso para colaboradores autorizados. 

Trabalho em Home Office 

Outra forma de intenso uso da tecnologia da informação são os modelos de trabalho como Home office ou Anywhere office.


Home office ≠ Anywhere office

Home office é um modelo de trabalho que precisa de uma estrutura necessária como equipamentos e instrumentos específicos para que as atividades possam ser realizadas. 

Já o Anywhere office é uma modalidade que permite ao colaborador a possibilidade de realizar suas atividades em qualquer local, sem a necessidade de um escritório estruturado. Nesse modelo, seu escritório pode ser em qualquer lugar, até na praia. 


 
Essas formas de trabalho vem se tornando mais usuais com o passar dos tempos e é um grande exemplo de distribuição dos dados que estão sob a responsabilidade das empresas, o que se faz ainda mais necessário, uma segurança da informação com métodos eficazes e confiáveis. 
Outro exemplo de distribuição dos dados que estão em posse das empresas e da distribuição do uso de recursos de TI é o Home office ou Anywhere office. Isso impulsiona ainda mais a globalização dos mercados e profissionais, fazendo com que as empresas contratem profissionais de qualquer lugar do estado, país e até do mundo.  
Equipe utilizando métodos de segurança da informação

Uma nova internet está cada vez mais próxima
IoT, a Internet das coisas ou Internet of Things, é mais um fator de preocupação para a segurança da informação que segue em constante transformação. Esse tipo de tecnologia possibilita que dispositivos físicos se comuniquem e interajam entre si. Essa comunicação pode ocorrer de forma automática ou não e, ainda, oferecer benefícios para as empresas em várias atividades, como a possibilidade de novas receitas e aumento da produtividade e eficácia operacional. 
Nas empresas, a IoT é uma grande inovação que gera produtividade e transformará todos os processos, já que todos os dispositivos estarão conectados uns aos outros.  Em casa, a IoT transforma a comunicação interpessoal por proporcionar a conexão em torno das pessoas.
O desafio da segurança da informação é proteger toda essa rede conectada a fim de eliminar brechas que podem gerar infecções por malwares e ataques ransomware. É necessário a criação de protocolos, nesses dispositivos conectados, para promover a correção de vulnerabilidades e protegê-los com eficiência através de soluções de segurança adequadas e propícias. 

Outros fatores para as mudanças da segurança da informação
Como já citamos, um aspecto que impulsiona transformações na segurança da informação são os ataques que grandes ou pequenas empresas vêm sofrendo a cada dia. Os criminosos podem interromper sistemas, sequestrar e roubar informações sigilosas e importantes para as empresas. 
Em junho, o site do grupo Fleury, uma empresa de saúde brasileira, ficou com o sistema indisponível e apresentou erros após uma invasão externa. A ocasião causou instabilidade e limitação aos usuários, já que eles não puderam acessar resultados de exames
A empresa do ramo alimentício JBS também foi alvo de um ataque hacker, o que levou à interrupção operacional nas fábricas e escritórios corporativos e internacionais. Recentemente, o site GoDaddy também sofreu um ataque hacker e teve a exposição de cerca de 1,2 milhões de endereços de e-mails de usuários ativos e inativos. 
Sem um monitoramento eficaz, sistemas ficam mais propensos a sofrerem ataques devido ao aparecimento de brechas na segurança desses dispositivos. Dentre as consequências, as empresas podem perder dados importantes, sofrer golpes e fraudes irreversíveis ou de difícil resolução, perder a credibilidade com clientes,  espaço no mercado e ainda ter grandes prejuízos financeiros. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) assegura que todo indivíduo tenha ciência do tratamento de dados fornecidos às empresas, bem como o direito à privacidade desses mesmos dados. Empresas que não cumprirem as normas estabelecidas pela LGPD estão sujeitas a multas e à exposição pública dos erros cometidos com os dados fornecidos pelos titulares. A empresa também deve informar e explicar o que aconteceu; antes era possível manter sigilo, mas hoje é necessário a divulgação do ataque para toda a sociedade.

Aumentando o entendimento sobre a segurança da informação
É muito importante que as corporações entendam que, para evitar prejuízos causados por criminosos cibernéticos, é preciso se atentar e estar por dentro das transformações da segurança da informação. 
As empresas precisam realizar análises de vulnerabilidade com empresas de segurança especializadas, utilizar antivírus eficazes e confiáveis, investir em cloud computing, oferecer treinamentos sobre segurança aos colaboradores para que eles também possam auxiliar na prevenção de ataques. 
Se precisar de ajuda, conte com a Wiser! Fale com o nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudar você e a sua empresa a evitar ataques de criminosos cibernéticos. 

Por: Jony do Vale VER MAIS
WhatsApp Wiser Telegram Wiser